Acontece

Mônica Lopes Ferreira – pesquisadora do Instituto Butantan e diretora da Plataforma Zebrafish – esteve no dia 11 de julho, às 10h,  no  8º Distrito Naval da Marinha do Brasil

Cientista do Instituto Butantan ministra palestra para a Marinha 
11 jul 2018

Por Isadora Schmitt Caccia

Mônica Lopes Ferreira – pesquisadora do Instituto Butantan e diretora da Plataforma Zebrafish – esteve no dia 11 de julho, às 10h,  no  8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, localizado em São Paulo. Ela ministrou a palestra “Que peixe sou eu?” direcionada às voluntárias Cisne Branco, associação civil sem fins lucrativos que apoia a Marinha em projetos sociais.

A cientista falou sobre as suas pesquisas com peixes peçonhentos, qualidade da água e também sobre os seu estudos com o peixe Zebrafish. Espécie que atualmente é muito usada como modelo experimental e está substituindo camundongos em muitos institutos de pesquisa.

Atualmente o grupo de voluntários da Marinha vivencia o projeto “A Terra é Azul”, cujo objetivo é conscientizar a tripulação acerca da necessidade de diminuir comportamentos que afetam diretamente o meio ambiente, alertando sobre a realidade e os impactos que ele vem sofrendo, além de levantar temas como reciclagem e sustentabilidade.

A palestra fez parte do “Ciclo de Palestras 2018”, projeto que busca estimular o debate de temas relacionados à qualidade de vida da família naval.

Sobre a palestrante

Possui doutorado em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Imunologia, da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na área de Bioquímica e Farmacologia no Instituto Butantan. Pesquisadora Científica Nível VI e Diretora do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan. Pesquisadora Principal e Coordenadora de Difusão do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS /CEPID FAPESP). Trabalha na caracterização toxinológica de venenos e toxinas animais, principalmente de peixes, com ênfase nas seguinte áreas: imunologia, farmacologia e bioquímica. Implantou e coordena a Plataforma Zebrafish do Instituto Butantan onde desenvolve trabalhos na área de imunologia e toxicidade.