Acontece

Exposição itinerante sobre as pesquisas desenvolvidas pelo
Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular do
Instituto Butantan.

CeTICS sobre rodas
30 jun 2017 -06 ago 2017

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, leva ao público oito pesquisas com seres vivos que podem resultar em novas aplicações na área de saúde pública. Trata-se da exposição gratuita “CeTICS sobre rodas”, que acontece a partir do dia 20 de junho no Butantan.
Cascavel, aranha marrom, lagarta de fogo, jararaca, o Tripanosoma cruzi, peixe niquim e zebrafish são objetos de pesquisas em desenvolvimento que o público vai conhecer. Os estudos podem resultar em novos produtos voltados à saúde, como anti-inflamatórios e pomadas.
“A mostra é para difundir o conhecimento, de forma que o público conheça como esses estudos podem contribuir com a ciência”, explica a pesquisadora do Butantan Mônica Lopes-Ferreira, coordenadora de difusão do CeTICS.
Os visitantes terão acesso a painéis informativos e no final do percurso haverá o cenário de um laboratório, com fotos e informações dos pesquisadores responsáveis.
A exposição vai percorrer outros lugares do País e, por isso, foi desenvolvido em oito módulos móveis com rodas, para facilitar na montagem e transporte.
As pesquisas são desenvolvidas no Instituto Butantan, no Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS). O CeTICS faz parte de um programa da FAPESP.

Este post está disponível também em EN