Pesquisas
Integradas

Pesquisadores

Solange T. Serrano, Denise V. Tambourgi, Inácio J. Azevedo,

Mônica L. Ferreira, Carla Lima, Wilmar D. da Silva, Leo K.

Iwai, Ana T. Ching, Eduardo S. Kitano, Ana

Chudzisnki-Tavassi, Yara Cury, Felipe França, Priscila H.

Lopes e Isadora Villas-Boas.

Estudos integrados
para compreender resposta a toxinas

Venenos animais são sistemas de armas biológicas sofisticadas compostas por proteínas e peptídeos secretados que são utilizados para imobilizar ou matar presas ou como defesa contra predadores. Eles evoluíram em diversas situações, resultando em misturas de toxinas capazes de afetar, de forma isolada ou sinérgica, funções fisiológicas chave das presas, tais como dos sistemas homeostático, cardiovascular e nervoso. A premissa de nossos estudos de resposta a toxinas a de que células, tecidos e organismos são afetados por venenos e toxinas isoladas de forma complexa e heterogênea. Portanto, são necessárias estruturas metodológicas alternativas para compreender a complexidade da alteração patológica por toxinas, considerando a heterogeneidade temporal e espacial da resposta do organismo hospedeiro.

Concentramo-nos na aplicação de abordagens experimentais e computacionais de Biologia de Sistemas para desvendar alvos moleculares e mecanismos de ação de toxinas peptídicas, bem como para desenvolver e testar provas de conceito de potenciais inovações tecnológicas. As abordagens para estudar os efeitos locais e sistêmicos induzidos por venenos e toxinas devem considerar a resposta do hospedeiro ao envenenamento, ou seja, a resposta regulada do organismo ao veneno exibida como mudanças na expressão gênica e alterações em vias de sinalização. Seguindo essa linha, os profundos conhecimentos de nosso Centro nas áreas de imunologia, farmacologia, transcriptômica, proteômica e análises computacionais são reunidos em um esforço para esclarecer os mecanismos moleculares de resposta do hospedeiro a toxinas de aranhas, serpentes e peixes, como descrito a seguir.

Este post está disponível também em EN

Projetos Atuais

  • Resposta toxicogenômica ao veneno de cobra coral
  • Diversificação do repertório de IgG1 específico de VTn produzido por células de plasma de longa vida
  • Perfil RNAseq de queratinócitos e sangue total tratado com veneno de Loxosceles
  • Perfis de degradação de células humanas tratadas com veneno de Loxosceles
  • Efeitos sistêmicos do veneno de Naja annulifera
  • Efeitos da crotalfina nos queratinócitos
  • Dinâmica mitocondrial no melanoma: investigação do mecanismo de ação do Amblyomin-X após a homeostase de organelas intracelulares
  • Caracterização molecular de efeitos in vivo da metaloproteinase hemorrágica HF3
Pesquisas
Integradas